direito de família e sucessoes em Porto Alegre, direito civil em porto alegre, Alice Pituco advogada da família e sucessões, advogada civil

direito de família, direito das famílias, direito das sucessões, direito civil, direito cível, advogado família e sucessões, advogado civil

advogada e advogado da família e sucessões, advogada e advogado civil, advogada cível

Você sabe como funciona um testamento?

O testamento é um ato de última vontade do testador. Por meio da confecção de um testamento, é possível que o testador escolha de que forma gostaria de ver seus bens partilhados após o seu falecimento para, assim, planejar a sua sucessão, evitando desentendimentos entre seus familiares.

Existem diversas formas de se confeccionar um testamento. As mais comuns são o testamento público e o particular: enquanto o testamento público deve ser feito junto a um Tabelionato com a presença de duas testemunhas, o testamento particular poderá ser escrito de próprio punho pelo testador, com a presença de três testemunhas, sem necessidade de se levar a registro.

O testamento é um ato personalíssimo e pode ser alterado a qualquer tempo. Com o falecimento do testador, será necessário ingressar com Ação de Abertura, Registro e Cumprimento de Testamento, momento em que serão analisados os requisitos de validade do documento para, após, dar prosseguimento à partilha dos bens deixados pelo falecido.

O que pode integrar o testamento? Qualquer bem de propriedade do testador pode integrar o testamento. O testador pode também escolher para quer gostaria de deixar seus bens, desde que respeite a herança legítima dos herdeiros necessários, correspondente a 50% da integralidade de seus bens.

Para saber mais, entre em contato clicando aqui !

Enviar comentário